Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Veículos do exército como centros de votação

Veículos do exército norte-americano vão servir como centros de votação para as eleições presidenciais de na terça-feira, enquanto as autoridades de estados afectados pela tempestade Sandy lutam contra o tempo para garantir o exercício do direito de voto.
3 de Novembro de 2012 às 10:36
eleições americanas, veículos do exército, Sandy
eleições americanas, veículos do exército, Sandy FOTO: Reuters

Entre previsões de que o acto eleitoral até poderia ser adiado devido à devastação em algumas cidades, as autoridades de Nova Iorque e Nova Jersey não revelaram quantos centros de votação podem ter prontos para a batalha entre o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney.

Camiões do Departamento de Defesa estão a ser preparados para funcionarem como centros de voto em Nova Jersey onde cerca de 3.000 locais que deveriam acolher o ato eleitoral estão ser electricidade.

Além de garantirem a disponibilidade de veículos militares para funcionarem como centros de voto, as autoridades norte-americanas recorreram também a boletins em papel para os locais onde não há disponibilidade de garantir electricidade.

Por outro lado, quer em Nova Iorque quer em Nova Jersey, as autoridades prolongaram também o período de aceitação dos votos por correspondência, numa tentativa de garantir que todos os que pretendem exercer o seu direito de voto o podem fazer.

O Sandy, e os seus efeitos devastadores em alguns pontos da costa norte-americana como Nova Iorque acaba, contudo, por impedir que se possa garantir o momento exacto para a divulgação dos resultados eleitorais, dado que os vários métodos de votação poderão adiar o apuramento dos resultados finais.

eleições americanas veículos do exército Sandy
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)