Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Mulher vence cancro e quebra recorde ao atravessar quatro vezes a nado o Canal da Mancha

Apenas um ano após concluir os tratamentos do cancro da mama, Sarah Thomas completou uma maratona com duração de 54 horas.
Correio da Manhã 17 de Setembro de 2019 às 17:21
A carregar o vídeo ...
Apenas um ano após concluir os tratamentos do cancro da mama, Sarah Thomas completou uma maratona com duração de 54 horas.

A nadadora norte-americana Sarah Thomas, que está a recuperar de um cancro de mama, tornou-se a primeira pessoa a atravessar o Canal da Mancha, entre o Reino Unido e a França, a nadar quatro vezes sem parar.

A mulher de 37 anos acabou a maratona de 54 horas na manhã desta terça-feira. Antes dela, nunca ninguém tinha completado a travessia uma quarta vez. Apenas quatro nadadores tinham atravessado o canal três vezes sem parar.

A travessia deveria ter sido de 128,7 quilómetros, mas as marés trocaram as voltas a Sarah que acabou por fazer 215 quilómetros.

A nadadora admitiu que sentiu "um pouco nauseada" mas que foi encorajada pela família e equipa a continuar.

Em declarações à BBC, antes de começar o desafio, a nadadora disse também que estava "assustada" e que iria precisar "de alguma sorte".

Durante a travessia, a mulher só ingeriu líquidos entregues pela sua equipa de apoio que seguia num barco e lhe atirava garrafas com uma mistura de carbohidratos, eletrólitos, cafeína e um pouco de sumo de maçã para melhorar o sabor.

Numa publicação no Facebook, a mulher dedicou o mergulho a todos os sobreviventes do cancro. Acrescentou ainda que este desafio "é para aqueles que estão a começar a sua jornada contra o cancro e para aqueles que estão a atirar o cancro para o passado".

Quando questionada pela BBC Breakfast sobre qual foi a pior parte do desafio, admitiu que é "provavelmente lidar com a água salgada durante tantos dias. Magoa a garganta, a boca e a língua".

Sarah Thomas elogiou a sua equipa por a "ajudar a ficar forte", acrescentando que estava preparada para lidar com as correntes e a água fria.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)