Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

VENEZUELA A CAMINHO DO REFERENDO

O governo e a oposição venezuelanos chegaram ontem a acordo para a realização de um referendo no país, anunciou o chefe da delegação da Organização de Estados Americanos (OEA), Fernando Jaramillo, em Caracas.
12 de Abril de 2003 às 12:36
Hugo Chavez aceitou um acordo com a Oposição
Hugo Chavez aceitou um acordo com a Oposição
O acordo estabelece a realização do referendo após o dia 19 de Agosto, data em que o presidente Hugo Chavez completa metade do seu mandato de seis anos, tal como estipula a Constituição, que não prevê uma consulta antes.
O referendo sobre a revogação do mandato do presidente abre o caminho para uma solução eleitoral da grave crise económica, política e social que a Venezuela atravessa.
Há precisamente um ano, em 11 de Abril de 2003, a oposição fomentou uma tentativa falhada de golpe de Estado para depor Hugo Chavez, que chegou a ser afastado do poder durante 48 horas.
O acordo agora estabelecido, que compreende 22 pontos, deverá ser ratificado pelas partes após a Semana Santa, na presença do secretário-geral da OEA, César Gaviria, e do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, mediadores nas negociações.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)