Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Viagem à Lua pode custar 85 milhões

Uma viagem à Lua pode vir a custar 85 milhões de euros a todos aqueles que tenham a disponibilidade financeira para pagar tal quantia, estimou esta terça-feira o director de programas tripulados da Agência Espacial Russa, Alexei Krasnov.
29 de Novembro de 2005 às 17:08
Uma viagem turística em torno da Lua pode custar 85 milhões de euros
Uma viagem turística em torno da Lua pode custar 85 milhões de euros FOTO: d.r.
O responsável frisa que o “projecto do voo em torno da Lua existe e está já a ser estudado”. Krasnov acrescenta ainda que “a viagem deve durar entre 8 e 10 dias” e adianta que de acordo com o projecto, uma versão actualizada da nave Soyuz seria lançada da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão, com três tripulantes (um comandante e um ou dois turistas espaciais).
Depois de uma acoplagem da Soyuz à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave iria esperar pela chegada de uma unidade de aceleração, que, garantiria o impulso necessário para uma volta à Lua seguida do regresso à Terra.
De acordo com a mesma fonte, além dos exercícios físicos intensivos, “o programa de treino para o voo inclui cursos de inglês e francês” porque todos os tripulantes devem dominar os dois idiomas.
A Rússia coopera com os Estados Unidos, Japão, China, Brasil, Malásia e Coreia do Sul na indústria do turismo espacial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)