Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Vídeo ajuda crianças a evitar pedófilos

É a nova ‘arma’ contra os pedófilos. As autoridades britânicas lançaram uma campanha de combate à pedofilia, a qual inclui um vídeo chocante destinado a sensibilizar as crianças para o risco de serem seduzidas através da internet.
3 de Maio de 2006 às 00:00
Uma resposta que se pretende eficaz contra o crescente número de abusos sexuais cometidos sobre os mais pequenos.
Trata-se do novo Centro de Protecção ‘On-line’ contra a Exploração de Crianças, que produziu um chocante vídeo educativo concebido para alertar os mais pequenos do risco de serem seduzidos pela ‘net’. As imagens retratam a fictícia – mas possível – história de uma adolescente, chorosa, que acreditou que o homem que abusou dela lhe queria bem. “Ele fez-me sentir especial, como se eu fosse a única com quem queria estar (...)”, afirma, a dado passo, a jovem actriz que encarna um papel que, para muitas crianças, pode tornar-se bem real. Refira-se que a adolescente do vídeo acedeu a encontrar-se com um homem num jardim, depois de uma conversa num ‘chat’ da internet. O pior veio depois, quando foi a casa dele e foi atacada...
Saliente-se ainda que a campanha surgiu na sequência dos esforços conjuntos da Polícia, instituições de protecção infantil e especialistas no ‘cyberespaço’. A referida entidade pretende igualmente alertar as crianças contra os riscos de utilização da internet nas escolas, através do seu novo ‘site’ (www.thinkuknow.co.uk).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)