Um homem australiano publicou no Facebook vídeos e fotografias de sexo com uma mulher obesa com comentários impróprios e cruéis ao peso desta. As publicações foram feitas num grupo privado, com mais de 14 mil membros, e depressa geraram muita polémica, uma vez que vários utilizadores denunciaram os conteúdos mas o Facebook não as retirou por considerar que "não violam os padrões da comunidade" em causa.
Entre os comentários do utilizador que partilhou as imagens estão frases como "Qual foi a maior baleia em que espetaram o arpão" e "Tive uma fase de gordas e consegui esta besta de 130 kg". Há vários comentários a atacar a mulher por ser obesa mas nenhum a defendê-la. Um dos utilizadores que denunciou o caso alega ainda que os vídeos e fotos foram captados sem o consentimento da mulher envolvida.
Imagens polémicas "representam uma pequena parcela das partilhas do grupo"
O Facebook explica que as imagens não foram retiradas e o grupo bloqueado porque as publicações denunciadas "representam uma pequena parcela das partilhas do grupo" e que por isso não têm relevância suficiente para justificar o encerramento daquela comunidade de utilizadores.