Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Vídeo revela Sagrada Família finalizada

Um dos maiores marcos da cidade de Barcelona deverá estar concluído em 2026.
29 de Setembro de 2013 às 20:34
Um dos maiores marcos da cidade de Barcelona deverá estar concluído em 2026.

O arquiteto espanhol Antoni Gaudí morreu em 1926, num acidente com uma locomotiva, antes de terminar a sua obra-prima: a basílica da Sagrada Família, em Barcelona.

Ao longo dos anos foram várias os arquitetos que retomaram as construções desta obra, considerada Património Mundial da UNESCO e, agora, há um vídeo que mostra como será o aspeto da Sagrada Família quando estiver terminada, em 2026, 100 anos após a morte do seu criador.

A previsão para a conclusão da obra daqui a 13 anos é de Jordi Faulí, o atual responsável por erguer o que falta deste templo, incluindo a fachada principal e uma torre central de 172 metros. As obras são possíveis graças à fundação da Sagrada Família e aos donativos públicos recolhidos.

Esta construção também diz respeito a Portugal, pois o piso da nave central da Basílica tem cortiça portuguesa como pavimento.

No entanto, há polémica. Os mais céticos criticam a continuação da obra, alegando desvirtuar o plano original de Gaudí, visto que graças a um incêndio, que deflagrou no interior da estrutura em 1936, 10 anos após a morte do arquiteto, não restam quaisquer planos, maquetas ou esboços do aspeto final da Sagrada Família. Todas as obras que sucederam desde então foram resultado das interpretações e visões dos arquitetos que pegaram no projeto.

Em 2026 deveremos estar perante a obra acabada que, apesar de poder não ser a visão final que Gaudí terá idealizado em 1882 – ano em que o templo católico começou a ser construído –, não deixará de ser uma das mais fantásticas obras de arte arquitetónicas a nível mundial. Até porque já o é hoje.

Barcelona Sagrada Família Antonio Gaudi UNESCO 2026 Basílica arquitetura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)