page view

Vídeo mostra 'jihadistas' a destruírem estátuas

Jihadistas destruíram local classificado de património mundial pela UNESCO.

05 de abril de 2015 às 18:16

O grupo radical Estado Islâmico (EI) divulgou um vídeo no qual se veem combatentes com espingardas e marretas a destruírem esculturas na antiga cidade de Hatra, no Iraque.

A destruição no local classificado de património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi confirmada por esta agência da ONU há um mês.

Este último vídeo, sem data, foi divulgado na sexta-feira, um dia depois do EI ter perdido a cidade de Tikrit para o governo e as forças aliadas, o seu maior revés militar no Iraque.

"O Estado Islâmico enviou-nos para destruir estes ídolos porque eles são adorados em vez de Deus", diz um dos dois militantes para a câmara.

"Algumas organizações apóstatas disseram que destruir estas antiguidades é um crime de guerra, por isso vamos destruí-las", adianta.

Hatra é uma cidade extremamente bem preservada, com uma mistura única de arquitetura oriental e ocidental, localizada no deserto a cerca de 100 quilómetros a sudoeste de Mosul, controlada pelos 'jihadistas'.

Os combatentes do EI já tinham danificado o local da antiga cidade assíria de Nimrud e destruído dezenas de peças do museu em Mosul.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8