Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

VIEIRA DE MELLO VAI A ENTERRAR EM GENEBRA

O corpo de Sérgio Vieira de Mello chegou esta segunda-feira a Genebra, na Suíça, onde o embaixador brasileiro será enterrado, no Cemitério Plainpalais, ao lado de figuras históricas como o teólogo Calvino e o escritor argentino Jorge Luís Borges.
25 de Agosto de 2003 às 14:57
Velório do embaixador no Rio de Janeiro
Velório do embaixador no Rio de Janeiro FOTO: d.r.
Vieira de Melo foi uma das 23 vítimas mortais do atentado suicida, na passada terça-feira, contra o ‘quartel-general’ da ONU em Bagdad. Um segundo grupo iraquiano, até agora desconhecido, reivindicou a autoria do atentado, anunciando que o alvo da acção era, precisamente, o representante da ONU no Iraque. O português Ramiro Lopes da Silva é o novo representante da organização mundial naquele país, nomeado pelo secretário-geral Kofi Annan na passada sexta-feira.
O corpo de Sérgio Vieira de Mello foi transportado do Iraque para o Brasil, onde durante o fim-de-semana foi velado com honras de Estado, numa cerimónia com grande emoção, que contou com a presença de Annan, secretário-geral da ONU, e do presidente do Brasil, Luís Inácio ‘Lula’ da Silva. O Brasil cumpriu três dias de luto nacional e alguns senadores daquele país já indicaram o nome de Vieira de Mello para Nobel da Paz. O novo governo iraquiano está a ponderar a hipótese de erguer um monumento em memória do embaixador brasileiro.
MUDANÇA DE PLANOS
O embaixador Vieira de Mello deveria ser enterrado na pequena cidade francesa de Thonon-les-Bains, onde residia com a família. Mas a viúva do embaixador, Annie, que o acompanhou nesta última viagem do Brasil para Genebra, foi citada pela imprensa brasileira em como tendo dito que o marido ficaria enterrado na Suíça.
De acordo com diversas fontes, o funeral de Sérgio Vieira de Mello deverá realizar-se na quinta-feira, no Cemitério Plainpalais, uma espécie de panteão de dignitários, na cidade velha de Genebra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)