Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Violento sismo provoca o pânico

Um violento sismo no centro do Japão provocou ontem pelo menos um morto e 170 feridos. Na sequência do abalo telúrico foi emitido um alerta de tsunami, posteriormente levantado pelas autoridades.
26 de Março de 2007 às 00:00
O sismo, de 6,9 graus na escala aberta de Richter, fez-se sentir numa ampla zona costeira ao largo da província de Ishikawa. O epicentro localizou-se a 50 km de profundidade no mar do Japão, 300 km a norte da capital, Tóquio. Minutos após o terramoto, que sacudiu violentamente edifícios e foi sentido na capital, Tóquio, as autoridades lançaram um alerta de tsunami, recomendando às populações ribeirinhas que procurassem locais mais elevados. Contudo, o alerta de tsunami acabou por ser levantado.
A única vítima mortal conhecida é uma mulher de 52 anos, esmagada no seu jardim pela queda de uma pedra. Havia ainda notícia de pelo menos 170 feridos, mais de 1300 pessoas evacuadas para abrigos e numerosos edifícios destruídos na cidade de Wajima.
A exigente legislação que regulamenta a construção, devido ao elevado risco sísmico, evitou que os danos fossem maiores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)