Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Vítimas de crimes racistas terão homenagem na Alemanha

A Alemanha vai organizar uma cerimónia de homenagem às vítimas de uma série de crimes racistas atribuídos a um grupo neonazi, declarou neste domingo o presidente do Parlamento.
20 de Novembro de 2011 às 13:12
Bundestag falou do assunto com a chanceler Angela Merkel e o presidente Christian Wulff (na foto)
Bundestag falou do assunto com a chanceler Angela Merkel e o presidente Christian Wulff (na foto) FOTO: Sérgio Lemos

O Bundestag falou do assunto com a chanceler Angela Merkel e o presidente Christian Wulff, precisou o seu presidente, Norbert Lammert.  

"Estamos de acordo sobre a necessidade de organizar um tal evento", mas quanto "à forma da cerimónia, tem a ver com as expectativas das famílias", declarou ao jornal ‘Tagesspiegel’. Não foi indicada qualquer data.  

A Alemanha foi confrontada a semana passada com a descoberta de uma célula terrorista neonazi suspeita de ter morto nove imigrantes, oito turcos e um grego, entre 2000 e 2006 e uma polícia em 2007.   

O grupo poderá ter estado também na origem de um atentado em 2004 num bairro de Colónia onde vivem numerosos imigrantes turcos e que causou mais de 20 feridos.  

Merkel exigiu no sábado que o caso seja esclarecido. A ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, prometeu indemnizações às famílias. 

alemanha racismo neonazi nazismo merkel homenagem
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)