Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Vizinhos da Sérvia reconhecem

Num duro golpe para Belgrado, os governos da Croácia, Hungria e Bulgária, vizinhos da Sérvia, anunciaram ontem numa declaração conjunta que vão reconhecer a independência do Kosovo.
20 de Março de 2008 às 00:30
Vigilância no Kosovo
Vigilância no Kosovo FOTO: Nebojsa Markovic/Reuters
A decisão foi tornada pública através de um documento ontem divulgado nas capitais dos três países, que realçaram ter-se tratado de um gesto “devidamente ponderado”. Nenhum dos três especificou, porém, uma data concreta para o reconhecimento.

“Acredito que será difícil à Sérvia engolir esta decisão. Mas não espero um agravamento das relações políticas e económicas porque somos vizinhos e temos de manter um bom relacionamento”, afirmou o primeiro-ministro croata, Ivo Sanader, cujo vice-primeiro-ministro, Slobodan Uzelac, representante dos sérvios da Croácia, pediu a demissão em protesto. O pedido foi rejeitado.

O chefe da diplomacia sérvia, Vuk Jeremic, acolheu a decisão dos países vizinhos “com tristeza”.“Os países que tomam esta decisão não podem ter boas relações com a Sérvia”, afirmou.

Entretanto, a polícia da ONU regressou ontem à base em Mitrovica, no Kosovo, de onde se havia retirado depois dos violentos confrontos registados na segunda-feira.
Ver comentários