Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Vladimir Putin reeleito com 76,6% dos votos

Sem surpresa, chefe de Estado russo venceu as eleições com mais votos que em 2012.
Ricardo Ramos 19 de Março de 2018 às 01:30
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi reeleito para um quarto mandato com 76,67% dos votos, quando estava contabilizada quase todos os boletins (99,8%), nas eleições deste domingo, que contaram com uma participação de 67,4%, segundo a comissão eleitoral.

De acordo com os últimos dados da Comissão Eleitoral Central, Putin obteve o apoio de 56,1 milhões de cidadãos, mais 10,5 milhões que na eleição de 2012, quando regressou ao Kremlin após um mandato de quatro anos como primeiro-ministro.

A votação, que permite a Vladimir Putin permanecer no Kremlin até 2024, também foi melhor do que previam as sondagens nas últimas semanas.

Recorde-se que o principal opositor de Putin, Alexei Navalny, foi impedido de concorrer às presidenciais devido a uma condenação por fraude que diz ter sido orquestrada pelo Kremlin.

A votação de ontem ficou marcada por várias irregularidades, incluindo pressões e coação sobre os eleitores para irem votar, bem como denúncias de urnas com boletins de votos já preenchidos, observadores impedidos de entrar em assembleias de voto e câmaras de vigilância do escrutínio bloqueadas por balões e outros objetos.
Ocidente presidente russo Vladimir Putin Pavel Grudini Kremlin Alexei Navalny política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)