Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Vodka falsificada deixa jovem com perdas de visão

Uma estudante universitária ficou com a visão danificada depois de ter ingerido vodka barata e sem licença de comercialização.
30 de Janeiro de 2012 às 14:09
"O álcool metílico pode afectar a visão das pessoas e em alguns casos, torná-las cegas"
'O álcool metílico pode afectar a visão das pessoas e em alguns casos, torná-las cegas' FOTO: D.R.

Lauren Platts, uma jovem de 21 anos, ficou com a sua visão fortemente afectada depois de ter consumido vodka falsificada que continha metanol e outras substâncias químicas não permitidas.

Apesar de não possuir licença para ser comercializada, a bebida em questão, vendida por aproximadamente sete euros, estava na “prateleira atrás do balcão, à vista de toda a gente”, referiu a estudante da universidade de Sheffield, em Inglaterra.

A jovem e os amigos misturaram um terço da garrafa com limonada, antes de irem para uma festa. Ao acordar, no dia seguinte, Platts começou a sentir a visão ofuscada, acompanhada por uma forte enxaqueca, vómitos e dores de barriga.

Aquilo que a estudante julgou tratar-se de uma simples ‘ressaca’, rapidamente revelou contornos bem mais preocupantes.

Segundo Vikas Sodiwala, um consultor do Lincoln County Hospital, as urgências do hospital registaram mais pacientes com sintomas semelhantes aos da jovem universitária.

"O metanol pode atacar o nervo óptico na parte de trás do olho. Esta substância química também conhecida por álcool metílico pode afectar a visão das pessoas e em alguns casos, torná-las cegas", revelou a mesma fontes hospitalar.

A Vodka falsificada é produzida numa escala industrial. O álcool metílico é muitas vezes misturado com água sanitária para mudar a cor, de modo a ficar parecido com a cor da vodka.

Mais de dois meses depois de ter ingerido a substância, Lauren Platts continua com problemas de visão que, ao que tudo indica, terá sofrido lesões irreversíveis.

Vodka Álcool Vikas Sodiwala Lincoln County Hospital Lauren Platts Visão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)