Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Volkswagen adquire totalidade da Porsche já em Agosto

A Volkswagen vai adquirir a totalidade da Porsche já a um de Agosto, aproveitando um hiato na lei para poupar mil milhões de euros em impostos, o que vai permitir pagar as dívidas do construtor de carros.
5 de Julho de 2012 às 11:18
Martin Winterkorn, presidente executivo da Volkswagen
Martin Winterkorn, presidente executivo da Volkswagen FOTO: Reuters

"Conduzimos assim até à meta um dos mais importantes projectos da história da indústria automóvel", afirmou esta quinta-feira em conferência de imprensa, em Estugarda, o presidente executivo da VW, Martin Winterkorn.

A Porsche tornar-se-á assim, dois anos antes do que estava previsto, a décima segunda marca do consórcio Volkswagen, que pretende tornar-se, até 2018, o maior construtor automóvel do Mundo, como reiterou Winterkorn.

A 'holding' [casa-mãe] da Porsche, que detém além da empresa - Sociedade por Acções, metade das acções da Volkswagen, receberá desta última, pela transacção, 4,6 mil milhões de euros e uma acção, o que lhe permitirá saldar os seus compromissos financeiros, e ter verbas para novos investimentos.

Em contrapartida, a Volkswagen eleva para 100 por cento a sua participação na Porsche, que já era de 49,9 por cento.

Com a integração decorrente desta operação financeira, o consórcio VW e a 'holding' da Porsche esperam poupar 320 milhões de euros, que serão divididos em partes iguais por ambos. A transacção de uma só acção da Volkswagen para a Porsche vai permitir também aos dois consórcios poupar muito mais impostos do que se previa, cerca de mil milhões de euros, e evitar transferências para o fisco.

Volkswagen Porsche
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)