Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

"Vou dar um banana para vocês, ok?": Bolsonaro faz manguito a jornalistas após declarações sobre jovem com HIV

Presidente brasileiro queixou-se da imprensa e acusou esta de ter manipulado as suas afirmações.
SÁBADO 9 de Fevereiro de 2020 às 16:18
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro FOTO: Adriano Machado / Reuters
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro despediu-se de uma conferência de imprensa este sábado com um manguito dirigido aos jornalistas que o esperavam do lado de fora do Palácio da Alvorada. "Vou dar um banana [manguito] para vocês, tá ok?", disse Bolsonaro, pondo imediatamente os braços na forma obscena. "Tchau aí." 

Segundo o vídeo divulgado pelo canal de YouTube Folha do Brasil, o presidente estava a justificar algumas declarações que fez em relação a uma jovem com HIV e nas quais destacou que os portadores eram custosos para o país. 



"Eu falei: o que que faltou? Faltou uma mãe, uma avó que pudesse dar orientação para não começar a fazer sexo tão cedo. Qualquer pessoa com HIV é uma pessoa que, além do problema de saúde gravíssimo, que temos pena, é custoso para todo mundo", afirmou o presidente, queixando-se da imprensa de ter manipulado as suas declarações. "Vocês não podem continuar a agir assim, a estragar reputações. Eu quero conversar com vocês, mas não dá." 

O gesto faz parte de uma série de ataques que o presidente tem feito aos jornalistas. No passado dia 6 de janeiro, o presidente disse que os jornalistas são "uma raça em extinção" e que deveria inscrever a profissão no instituto de proteção do ambiente brasileira (Ibama). 


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)