Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Wikileaks: Zapatero terá favorecido empresa em negócio

Um diplomata norte-americano mostrou-se convicto de que o primeiro-ministro espanhol terá intercedido em 2007 a favor da General Electric num contrato de venda e manutenção de motores com o Exército, afastando a concorrente Rolls-Royce.
5 de Dezembro de 2010 às 16:09
Alegada influência de Zapatero (à esq.) foi revelada pelo site WikiLeaks
Alegada influência de Zapatero (à esq.) foi revelada pelo site WikiLeaks

Segundo documentos diplomáticos revelados pelo site Wikileaks e hoje publicados no jornal Observer, esta é a conclusão das comunicações secretas de Washington com o embaixador norte-americano em Espanha, Eduardo Aguirre.

Num dos telegramas divulgados, Aguirre exprimiu a sua convicção de que a mediação do primeiro-ministro José Luís Rodríguez Zapatero levou a que tenha sido a empresa norte-americana General Electric a vencer à britânica Rolls-Royce um contrato estimado em 236 milhões de euros.

Segundo o Observer, Aguirre ter-se-á referido a Zapatero com um "político oportunista", descrevendo-o ainda como "um político astuto com uma grande habilidade - como um gato na selva - para perceber a oportunidade ou o perigo".

O jornal britânico refere ainda que o Exército espanhol tinha optado por chegar a acordo com a Rolls-Royce, até que essa decisão foi invalidada por despacho do primeiro-ministro.

O embaixador norte-americano terá informado Zapatero das queixas dos Estados Unidos pelo tratamento do Governo espanhol com as empresas norte-americanas em acordos de subvenção pública.

Segundo as informações hoje divulgadas, o chefe do Governo pediu então ao embaixador para lhe comunicar se havia algo de importante relacionado com o Governo dos Estados Unidos e que "ele se encarregaria disso".

O Observer escreve ainda que os Estados Unidos começaram a "defender" os interesses da General Electric para fornecer e fazer a manutenção de 90 motores de helicópteros do exército.

zapatero espanha negócios wikileaks Rolls Royce
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)