Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

William é o escolhido dos britânicos

A sucessão natural da Monarquia dita que o Príncipe Carlos deve substituir no trono a sua mãe, a Rainha Isabel II. Mas essa não é a vontade da maioria dos britânicos, que prefere o príncipe William como novo soberano do Reino Unido.
28 de Dezembro de 2007 às 10:58
De acordo com uma sondagem realizada por um canal televisivo, mais de metade dos 1004 inquiridos afirma preferir que o filho mais velho de Diana e Carlos seja o sucessor da sua avó. A popularidade de William, de 25 anos, é maior entre os mais jovens.
Contudo, 81 por cento dos inquiridos não deseja que a soberana Isabel II, que recentemente completou 81 anos e se converteu na monarca britânica com maior longevidade, abandone o trono.
A mesma sondagem revela ainda que 68 por cento dos britânicos admite sentir mais admiração pela defunta princesa Diana de Gales.
A transição para um regime republicano é ainda posta de parte pela maioria dos britânicos. Mais de 70 por cento apoia a monarquia parlamentar como sistema de governo e apenas 16 por cento se inclinam para um sistema republicano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)