Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

YANUKOVICH DISPOSTO A IR ÀS URNAS

O primeiro-ministro Viktor Yanukovich declarou este sábado que está disposto a participar com o candidato da oposição, Viktor Yushchenko, na repetição da segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia, previstas para 26 de Dezembro.
4 de Dezembro de 2004 às 18:22
O anúncio foi feito um dia depois de o Supremo Tribunal da Ucrânia ter anulado a segunda volta das presidenciais do passado dia 21 de Novembro, por fraude generalizada. Yanukovich tinha sido declarado vencedor, com pouco mais de 3% de votos de vantagem sobre Yushchenko, que havia ganho a primeira volta.
Yushchenko não aceitou os resultados e conduziu na rua uma "revolução laranja", uma onda contínua de protestos populares colorida com fitas e bandeiras cor-de-laranja, a cor da oposição. Na quinta-feira, o preisdente cessante, Leonid Kichma, foi a Moscovo procurar o apoio do 'amigo'. O presidente russo, Vladimir Putin, juntou-se a ele na defesa da ideia de que a repetição deveria ser integral, isto é, as eleições presidenciais deveriam recomeçar od zero, sem a primeira volta validada.
Kuchma perdeu, mas Yanukovitch decidiu 'ir a jogo', ainda que em franca desvantagem face à onda de apoio popular gerada em torno de Yushchenko. O presidente russo também saiu derrotado nesta batalha pela influência estratégica na Europa de Leste, uma vez que Yushchenko é frontalmente pró-ocidental.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)