Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Zapatero e Sarkozy reforçam luta contra terrorismo

O primeiro-ministro espanhol, José Luiz Zapatero, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, acordaram este sábado, numa reunião à margem da Cimeira UE/África, estudarem novos métodos de cooperação na luta contra o terrorismo, nomeadamente a organização basca ETA, de forma a melhor a já “excepcional” colaboração entre os dois países.
8 de Dezembro de 2007 às 16:58
De acordo com a edição online do diário espanhol ‘El País’, apesar de os dois líderes europeus considerarem a cooperação existente “excepcional”, acreditam ter a obrigação de encontrar mais e melhores formas de luta contra o terrorismo.
Neste contexto, o secretário de Estado para a segurança espanhol, Antonio Camacho, indicou, em conferência de imprensa, que a intenção dos dois países é “encontrar novos instrumentos para aprofundar o uso em equipas conjuntas e reflectir sobre dotar estas equipas de características distintas”.
Estas novas formas de cooperação visam “garantir uma maior segurança aos cidadãos”, conclui o governante espanhol.
Fonte francesa, citada pela agência AFP, revelou que os países ponderam a criação de uma equipa de investigação franco-espanhola, especialmente dedicada à luta contra a organização terrorista ETA.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)