Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Zarqawi ferido em combate (?)

O representante da rede terrorista al-Qaeda no Iraque, o jordano Abu Musab al-Zarqawi, foi ferido em combate. O seu grupo de resistência iraquiana armada publicou um comunicado na Internet anunciando que os ferimentos do líder são "uma honra e um incentivo para apertar o cerco aos inimigos de Deus".
24 de Maio de 2005 às 18:09
Abu Musab al-Zarqawi
Abu Musab al-Zarqawi FOTO: d.r.
"Oh nação do Islão... reza pela cura do nosso xeque Abu Musab al-Zarqawi de um ferimento que sofreu no caminho de Deus", lê-se no comunicado hoje divulgado on-line pela Organização da al-Qaeda para a Guerra Santa no Iraque. A autenticidade do anúncio ainda (à hora desta notícia) não está confirmada.
Foi o primeiro comunicado do grupo armado a anunciar que o seu líder está ferido. Zarqawi é o terrorista mais procurado pelos norte-americanos no Iraque. Foi nomeado em 2004 representante da al-Qaeda naquele país e a Administração Bush oferece um prémio de 25 milhões de dólares por informações que conduzam à sua captura.
O comunicado hoje emitido pelo grupo armado comandado por Zarqawi dá a entender que o líder foi ferido em combate e com gravidade. Em Bagdad, o tenente-coronel Steve Boylan declarou que o comando norte-americano no Iraque não tem qualquer informação sobre o assunto. "Ele ainda é o nosso alvo principal, para ser capturado ou morto. Até que isso aconteça, a caça continua", disse o oficial militar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)