'Temos de trabalhar no âmbito da ONU, da UE e de organizações regionais para garantir que o processo político se venha a normalizar', afirmou Luís Amado, em declarações à margem da conferência 'Portugal, União Europeia e Esatdos Unidos - Novas Prespectivas num contexto de Globalização', que decorre em Lisboa.
Luís Amado afirmou compreender a desistência de Tsvangirai, anunciada no domingo, frisando que a situação actual nas eleições presidenciais do Zimbabué é 'inaceitável'.
Tsvangirai anunciou domingo que se retirava da corrida presidencial, justificando que não pode pedir aos eleitores que 'arrisquem a vida' para votar a 27 de Junho e acusando o presidente Robert Mugabe de ter 'declarado a guerra' à oposição.