Partilhar

Lisboa vai contar com uma rua denominada Paul Harris. Foi um brilhante advogado norte-americano, que faleceu em 1947.

É conhecido não tanto pela sua actividade forense, mas sobretudo por ter fundado, há cem anos atrás, o movimento Rotary International, ao qual eu me orgulho de pertencer desde há uma década.

Pub

Paul Harris nunca pretendeu que o seu clube fosse algo para juristas.

Pelo contrário, o objectivo era criar uma organização heterogénea, com membros de todos os quadrantes profissionais. Por tal motivo, só era admitida uma pessoa por cada profissão em cada clube das várias cidades.

Em 1905, surgiu o primeiro Rotary Club, em Chicago. Actualmente, o movimento rotário está presente em quase todo o Mundo. As excepções resumem-se praticamente a Cuba, Coreia do Norte e Myanmar.

Pub

Em Portugal, Rotary existe desde 1926.

Seguindo os princípios internacionais, são admitidos sócios das mais diversas actividades laborais.

Em praticamente todos os clubes, há um jurista, como Paul Harris. Mas existe também um médico, um engenheiro ou um comerciante. Todos se tratam por companheiros, deixando de lado os títulos.

Pub

Em Roma, conheci pessoalmente Giovanni Agnelli, il avocatto, famoso por ser o patrão da Fiat. Era também um empenhado rotário.

Recentemente, faleceu Almeida Ribeiro, magnífico advogado e membro de Rotary. Quando lhe amputaram uma perna, ele manifestou-se muito preocupado. No decorrer das reuniões, já não podia levantar-se e aplaudir os companheiros nas suas intervenções. Recordava um importante lema rotário: ‘Dar de si antes de pensar em si’.

O jurista rotário mais famoso em Portugal é seguramente o Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Pub

Inicialmente, o movimento reflectia a sociedade do início do século XX. Apenas se aceitavam homens. Desde 1989, as mulheres integram também as fileiras de Rotary. Representam, hoje, mais de 10% dos sócios.

Rotary serve a comunidade, apoiando projectos a nível local e internacional.

Desde 1985, o grande objectivo tem sido a erradicação da poliomielite no Mundo. Os últimos passos estão a ser dados.

Pub

Por toda a parte, são concedidas bolsas de estudo e realizados campos de férias para jovens.

No seu quotidiano profissional e pessoal, os rotários devem observar quatro princípios básicos. Antes de tomar uma atitude, devem colocar a si próprios as seguintes questões:

- Corresponde à verdade?

Pub

- É justo para todos?

- Contribui para a boa vontade e amizade?

- É benéfico para todos?

Pub

Somente no caso de a resposta ser afirmativa às quatro perguntas, deve o comportamento ser adoptado.

Nas várias cidades, cada clube reúne-se uma vez por semana, em dia e local fixo.

Se um membro se ausentar, deve participar na reunião do clube do local onde se encontrar. Trará de volta um documento comprovativo da sua presença e esta contará como tendo ocorrido no seu clube.

Pub

A capital vai, assim, homenagear Paul Harris, fundador deste excepcional movimento, que, ao longo de cem anos, tem contribuído para um Mundo melhor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar