José Manuel Silva

Bastonário da Ordem dos Médicos

O SNS é barato

31 de janeiro de 2013 às 01:00
Partilhar

Segundo os dados mais recentes da OCDE, Portugal é apenas o 25º país da OCDE em percentagem de contribuição pública para a despesa em Saúde e somente o 23º em despesa anual per capita (cerca de 2700 dólares), muito abaixo da média da OCDE (cerca de 3200 dólares).

No orçamento de Estado para 2013 prevê-se uma despesa pública no SNS de apenas 5,1% do PIB.

Pub

O SNS é barato, sustentável e a forma de prestação de cuidados de saúde com a melhor relação custo/qualidade/universalidade.

O que pode ser melhorado no SNS é a eficiência da gestão e o excesso de gestores, as nomeações políticas, o deficiente aproveitamento da capacidade instalada, o insuficiente combate ao desperdício, a má e pouco transparente política de compras e as dificuldades em completar a reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

É essencialmente nestas questões que a energia resolutiva do Ministério da Saúde se deve concentrar.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar