Carlos Rodrigues
Diretor"Seguro poderá obter a maior votação de sempre em presidenciais"
23 de janeiro de 2026 às 00:32Seguro será Presidente da República. Isso ficou a saber-se logo no domingo à noite, quando derrotou os outros candidatos viáveis a Belém. A principal conclusão da sondagem que hoje publicamos é que o próximo chefe de Estado poderá ser eleito com a maior percentagem de sempre. O recorde, até hoje, foi obtido por Mário Soares, na reeleição, em 1991. Nessa altura, Soares chegou aos 70,35%, e alcançou também a maior votação de sempre, acima dos 3 milhões e 459 mil votos. Um resultado que só será possível ultrapassar desta vez se António José Seguro conseguir combater um dos riscos nesta eleição, que é a possibilidade de uma abstenção um pouco mais elevada que na primeira volta, risco acentuado pela certeza sobre quem será o vencedor.
No próximo dia 8 de fevereiro, os votantes de Seguro na primeira volta vão ser reforçados pela esmagadora maioria dos que optaram pelos candidatos eliminados, de acordo com os dados recolhidos pela Intercampus. É curioso verificar que o melhor desempenho de André Ventura é entre os votantes de Cotrim Figueiredo, e o pior, tirando a extrema-esquerda, é entre os sociais-democratas que escolheram Marques Mendes.
A estratégia de transformar a segunda volta numa disputa pela liderança da direita não parece estar a seduzir os fiéis de Luís Montenegro. Pelo contrário.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt