Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Alexandre Pais

Enquanto Manuel

Pacheco Pereira incomodou-se por ouvir falar do “socialista Manuel”.

Alexandre Pais 17 de Dezembro de 2016 às 00:30
Na "Quadratura do Círculo", na SIC Notícias, Pacheco Pereira mostrou-se incomodado por ter ouvido, num canal de TV, um jornalista referir-se a Manuel Valls, primeiro-ministro francês, como "o socialista Manuel". Compreende-se o reparo, embora ele revele que o comentador vê pouca televisão.

Nos últimos seis anos, tenho aqui repetido críticas ao estado a que chegou o jornalismo em Portugal, muito por culpa da classe, que deixou de se pautar por critérios de exigência. Mas igualmente pela proliferação de cursos demasiado teóricos e entregues, em alguns casos, a professores conhecidos pela sua fraca competência jornalística, e ainda por causa dos anos de crise, que impuseram às redações uma forte economia de meios, uma organização espartana e um ritmo de trabalho que impede os profissionais mais velhos de transmitirem aos mais novos o que é natural não terem, experiência e memória, e o que não lhes devia faltar, bom português e espírito de rigor.

Claro que a televisão expõe mais cruamente a realidade da asneira e só para dar também um exemplo, mais um, refiro uma legenda que há dias nos informava de que o socialista António tomara posse "enquanto secretário-geral das Nações Unidas".

Dói, mas há que aguentar.
SIC Notícias Pacheco Pereira Manuel Valls Portugal António Nações Unidas política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)