Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Alfredo Leite

Um Papa sem medo

Tomara que Francisco consiga passar mensagem de tolerância.

Alfredo Leite(alfredoleite@cmjornal.pt) 29 de Abril de 2017 às 00:30
O Papa chegou ontem ao Cairo para uma visita histórica. À sua espera tinha cartazes gigantescos onde a cara de Francisco, uma pomba branca e as pirâmides conviviam com a mensagem "Papa de paz no Egito de paz". É uma meia verdade.

A visita do líder da igreja católica ao país acontece num momento pouco pacífico do Egito. O país islâmico moderado vive em estado de emergência pelo menos mais três meses na sequência dos ataques recentes do Daesh contra templos que mataram mais de 40 cristãos coptas.

Sem demagogia, esta viagem bem podia apelidar- -se de uma visita sem medo. Porque foi sem receio que Francisco reafirmou na mesquita de al-Azhar, perante cristãos e muçulmanos, que a violência não pode ser cometida em nome de Deus. Como corajoso foi o convite ao papa feito pelo imã al-Tayeb a quem Francisco trata por "irmão".

Tomara que o Papa, que ainda recentemente comparou os centros de refugiados de muçulmanos na Europa a campos de concentração, consiga passar esta mensagem de tolerância ecuménica ao presidente egípcio Fattah al-Sisi. Porque o mundo bem precisa de um Egito afastado dos radicalismos emergentes.
Papa Egito Fattah al-Sisi Francisco Cairo Daesh irmão presidente egípcio religião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)