Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Almeida Henriques

Rei Ubu

A dupla Costa e Centeno pratica uma verdadeira gula fiscal sobre o país.

Almeida Henriques 20 de Setembro de 2016 às 01:45
O Governo está cada vez mais parecido com o clássico do Teatro do Absurdo ‘Rei Ubu’, de Alfred Jarry, que personifica o poder na sua aceção mais arbitrária e grotesca, cómica e brutal. ‘Rei Ubu’ lança novos impostos sobre os bens e as poupanças, permite-se controlar a vida toda, como suspende direitos a seu bel-prazer.

No caso do Governo, condenam-se ainda todos os que não concordam com os seus ‘ideais’ por desqualificação moral - regra geral, com o argumento de fachada que se quer proteger os ‘pobres’ e desprezar os ‘poderosos’, quando na verdade está em marcha uma pura arrecadação de receita com a mais baixa execução de despesa possível.

Através das políticas que vamos conhecendo, a dupla Costa e Centeno pratica uma verdadeira gula fiscal sobre o País, enquanto lhe aplica uma dieta de investimento.

Ainda ontem ficámos a conhecer que "nunca o Estado contribuiu tão pouco para o investimento". Segundo o ‘Negócios’, "a execução orçamental mostra o investimento público a cair 11%, quando devia crescer 12% até ao final do ano". Como é bom de ver, este eclipse do investimento público é um travão a fundo na economia que não cresce.

Também ontem ficámos a saber que o Governo está a fugir às responsabilidades de serviço público ao reter ou desviar a ‘Contribuição de Serviço Rodoviário’, que taxa nos preços dos combustíveis, para financiar a manutenção da rede de estradas. O IP3, que liga Viseu a Coimbra, é um caso gritante da incúria e da responsabilidade do Estado Central.

Como se não bastasse, vai daí e lembra-se o Governo de lançar novos impostos sobre imóveis, ações e aplicações bancárias, de braço dado com as esquerdas radicais. Confiscar ou saquear parece ser já a palavra de ordem. Ao mesmo tempo que dá um sinal vermelho contra o investimento e o aforro, ignora olimpicamente os municípios. Vai bem o Rei Ubu!
Governo Rei Ubu Alfred Jarry António Costa Mário Centeno Viseu Coimbra IP3
Ver comentários