Ana Gomes

Eurodeputada do PS

Do sonho ao pesadelo

11 de novembro de 2016 às 01:45
Partilhar

No dia em que celebrámos 27 anos da queda do Muro de Berlim, acordámos com a notícia de que o povo americano elegeu presidente um homem que não só promete erguer novos muros, mas destruir a ordem política, económica e de segurança global, ironicamente criada e sustentada pelos EUA.

Votaram em Trump, sobretudo, as classes médias e baixas revoltadas contra um sistema político que não defende os seus interesses, num mundo liderado pelas forças neoliberais que fomentaram a desregulação da globalização.

Pub

Tal como se viu no ‘Brexit’ e se replica pela Europa refém da extrema-direita xenófoba, este voto roçando o nacionalismo identitário racista é, sobretudo, grito de revolta daqueles que, sem trabalho ou a viver na precariedade, se sentem marginalizados, sem futuro, e são facilmente contagiados pela retórica populista.

A de Trump promete devolver o "sonho americano" através da via isolacionista e excecionalista de uma "America first". Que, mesmo que não vá cumprir-se, já é pesadelo, desestabilizando vontades de concertação internacional. É por isso que os líderes europeus têm de agir.

Trump vai liderar uma América protecionista e unilateral, desinteressada da NATO e da defesa dos princípios das democracias ocidentais do pós-guerra. A agenda da Europa tem de investir na sua autonomia estratégica, numa Política Comum de Segurança e Defesa com credibilidade, assente em valores e devidamente capacitada e financiada.

Pub

Para investir nessa Europa e para a devolver e reconciliar com os cidadãos, são urgentes reformas profundas, com políticas económicas, sociais e outras, dando prioridade à criação de emprego e ao combate à desigualdade, e com uma união económica e monetária realmente integral. Com sinais significativos de viragem política, ainda estamos a tempo de apreender a lição e impedir que o pesadelo americano se torne num pesadelo europeu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar