Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Ana Gomes

Limpar trampa de Trump

Trump desferiu golpe final na sua desqualificação.

Ana Gomes 21 de Outubro de 2016 às 00:30
O debate de quarta-feira foi o mais informativo sobre as políticas dos candidatos. E facultou-nos assistir a um dos maiores ataques à democracia jamais feitos por um candidato à presidência dos EUA.

Ao recusar aceitar os resultados, Trump desferiu o golpe final na sua auto-desqualificação para a presidência dos EUA. Provou ser capaz de tudo, mesmo pondo em risco mais do que o próprio sistema constitucional em que assenta a democracia americana: a polarização que instiga pode levar o país à beira de uma guerra civil.

Trump mostrou estar já convencido de que vai perder: Hillary ganha, mas com responsabilidades acrescidas, devendo imediatamente trabalhar para a reconciliação nacional.

Tem de dialogar com os republicanos e pelo menos uma parte dos eleitores que votou Trump. Tem de governar com resultados na inclusão social, no combate ao desemprego, na justiça fiscal e fazer frente aos interesses de Wall Street ao mesmo tempo que torna os EUA mais eficazes e consensuais na governação e na segurança globais.

Dia 8 é só o princípio.
Trump Hillary Wall Street EUA política eleições
Ver comentários