Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Ana Gomes

So help us God!

Ideologia de Trump é o excecionalíssimo americano levado ao extremo.

Ana Gomes 21 de Janeiro de 2017 às 00:30
No momento em que escrevo estas linhas, Trump pede a Deus que o ajude nas funções que acaba de assumir e eu peço a todos os deuses que nos ajudem, porque temo que vamos precisar.

Gostaria de enganar-me, mas temo que a Administração Trump tenha as mais devastadoras consequências para a segurança global. Trump não tem ideologia a não ser a do excecionalíssimo americano levado ao extremo. O protecionismo que anuncia significa guerra e não apenas comercial. Relativamente à Europa é determinado pela agenda de Putin que visa a destruição  da NATO e a anulação da UE.

Trump pode até vir a entrar em conflito com a Rússia, mas entretanto ser-lhe-á instrumental.

 A vitória de Trump deve-se ao ressentimento popular com décadas de governação dominada pela ideologia neoliberal desreguladora ao serviço dos grandes interesses económicos em detrimento dos trabalhadores - é o que explica a recetividade de setores da sociedade americana, e também das europeias, a agentes populistas que prometem mudanças revolucionárias contra o sistema. Mas como se viu até pelo desconchavado discurso de Trump, não há plano revolucionário nenhum. Só voluntarismo anarquista. So help us God!
Ana Gomes opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)