Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Final à medida da dobradinha

Há 4 anos, era um Benfica destroçado o que foi ao Jamor.

António Magalhães 27 de Maio de 2017 às 00:30
Será tentador comparar a final da Taça de Portugal que hoje se disputa entre o Benfica e o V. Guimarães e aquela que há quatro anos colocou no Jamor as mesmas equipas, procurando estabelecer afinidades entre uma e outra.

Nelas, logo ressalta a semelhança de então como hoje o Benfica ser treinado por um homem que está a deixar a sua marca nas águias e o V. Guimarães orientado por um técnico da nova vaga com uma carreira feita a pulso mas com sucesso no contexto competitivo que lhe tem estado associado.

Mas além destas parecenças, as finais de 2013 e 2017 não têm mais pontos em comum. Pelo menos, para já… O Benfica de Jorge Jesus que perdeu a Taça para o V. Guimarães de Rui Vitória era um Benfica empolgante no seu jogo, mas completamente destroçado na alma quando chegou o dia da final do Jamor. Muito diferente, pois, do Benfica de Vitória, a viver num quadro de felicidade suprema.

Quer isto dizer que o Vitória de Pedro Martins vai ter muito mais dificuldade em surpreender o Benfica de Rui Vitória. Claro, uma final é sempre uma final e nela tudo é imprevisível. Ou quase tudo. Mas só um V. Guimarães muito inteligente, ardiloso e solidário terá possibilidades de evitar que a dobradinha se junte ao tetra.

Para que a festa chegue ao Toural, é preciso que no Jamor esteja um Vitória que tenha aprendido as lições dos três jogos anteriores com o Benfica (3 derrotas e 0-9 em golos) e que saiba desfrutar do momento sem se deixar inebriar pelo ambiente. Será capaz?

O tetra de Mourinho é apenas mais uma lição do mestre
A capacidade que José Mourinho tem para gerir um grupo em função dos objetivos é notável. Levar o Man. United à Champions através da conquista da Liga Europa tornou-se prioridade e assim Mourinho juntou mais uma joia à sua coroa: 4 títulos europeus.
Benfica Taça de Portugal Guimarães Jamor Rui Vitória Toural desporto futebol
Ver comentários