Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Há um novo FC Porto que contraria a lógica

A eficácia tornou-se um bem inalienável face a qualquer valor.

António Magalhães 11 de Fevereiro de 2017 às 00:30
A estatística não ganha ou perde jogos, mas por norma os números refletem uma tendência. No futebol, quem tem mais posse de bola, mais ataques, maior número de remates e ganha mais cantos, fica mais próximo da vitória. É claro que há exceções - e vem daí parte do encanto do futebol -, mas quando isso acontece estamos habitualmente perante equipas que não eram favoritas no jogo. O FC Porto do clássico teve um registo oposto àquele que o seu estatuto "reclama".

A estatística do jogo revelou um dragão com um tempo de posse de bola mínimo (o mais baixo das 18 equipas na jornada) e o menor registo de remates e cantos da época. Isso não obstou à vitória, tal como já tinha acontecido com o Rio Ave, duas jornadas antes e também no Dragão onde, previsivelmente, a equipa deveria ser mais ‘mandona’. Estamos, pois, perante um FC Porto que contraria a lógica e também a história mais recente.

Com Vítor Pereira e Lopetegui, o dragão tinha o culto da posse, dominava ainda que, muitas vezes, nomeadamente com o espanhol, essa obsessão se tornasse doentia e tantas vezes improfícua. O conceito de que o futebol deve ser eficácia, é a mais pura das verdades – veja-se como lamenta o Sporting as suas belas performances que só deram vitórias morais.

Já houve muitos campeões assim, embora tenham ficado na história apenas e só por isso. O espírito prático deste FC Porto também pode ser compensado com o título, mas o encanto que chegou a ter arrisca perder-se algures num pragmatismo militante.

Leonardo Jardim sempre discreto no passeio da fama
Marco Silva tornou-se o último grito da moda dos treinadores portugueses no estrangeiro, mas é Leonardo Jardim quem prossegue uma caminhada consistente e triunfal. O trabalho que tem desenvolvido no Mónaco só o pode levar a destinos onde as ambições tenham outra grandeza.
FC Porto Rio Ave Vítor Pereira Sporting desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)