Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Os artistas e as boas maneiras

Não basta um jantar para alimentar a esperança.

António Magalhães 29 de Abril de 2017 às 00:30
O jantar que reuniu jogadores do Sporting e do Benfica, quatro dias depois do dérbi, a pretexto da abertura do restaurante de Schelotto, foi um dos momentos mais saudáveis de uma época carregada de ódio, conflitos, ataques, queixas e queixinhas.

Schelotto, Carrillo, Gelson, Grimaldo, Podence, Jiménez e mais alguns provaram, além, certamente, da suculenta carne argentina e das boas massas italianas, que o futebol não é o teatro de guerra que muitos alimentam. Os craques deram uma lição de etiqueta e boas maneiras. O futebol, entre outras coisas, promove o convívio que também se estende a cores diferentes.

O lado lúdico é o da confraternização e da diversão. Depois, há a parte do negócio. E aí mais razões existem para que os rivais se entendam no sentido de promover a atividade a que se dedicam. Ora isso não será possível se os próprios líderes se digladiarem na praça pública com ataques pessoais.

Presidentes que trocam ofensas como cobarde e mentiroso não estão a dignificar o cargo que exercem nem a instituição que representam. Também por isso, não espanta que a FPF esteja empenhada em endurecer as penalizações sobre aqueles que, independentemente das suas razões, contribuem para ambientes inflamados e põem em causa a credibilidade da competição.

Agora, como é óbvio, também não será apenas com medidas repressivas que se desfaz a ideia que volta a atormentar o público adepto: a de que não se pode acreditar ‘neste’ futebol.

A importância do regresso de um português à arbitragem na UEFA

A indigitação de Fontelas Gomes, líder do Conselho de Arbitragem, para um lugar na UEFA é uma boa notícia. Estar nos centros de decisões é fundamental aos nossos interesses nem que seja para que a nossa voz se ouça. Bem sabemos como ela nos tem feito falta.
Sporting Benfica Schelotto Carrillo Gelson futebol desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)