Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Polémicas que vão da Luz até ao Japão

A utilização do vídeo-árbitro ainda precisa de muito treino.

António Magalhães 17 de Dezembro de 2016 às 00:30
Não nos enganámos na projeção para o dérbi da Luz. Aqui ficou escrito que Jesus seria o mais arrojado – e foi. Mas houve um ‘detalhe’ que fez toda a diferença: a eficácia do ataque do Benfica, que não precisa de muitas oportunidades para marcar golos. Já o Sporting… O que sobrou do dérbi para ‘eterna’ discussão foi a arbitragem e o apelo ao vídeo-árbitro.

Mas no final ficou a prova: aquilo que pode cair no campo da subjetividade não é resolvido pacificamente com o recurso às imagens. Basta ver o que escreveram e disseram vários ex-árbitros nas análises aos lances polémicos. Penáltis para uns, nada para outros. As decisões relativas a estas situações de jogo nunca deixarão de estar dependentes de uma opinião subjetiva e nada consensual. E, assim sendo, no dia em que tivermos um vídeo-árbitro, logo iremos questionar a competência a quem iremos submeter aquelas decisões.

Receio, por isso, que nem todos os lances possam passar pelo crivo da tecnologia, a não ser que aceitemos esse critério subjetivo tal como o (não) aceitamos agora em relação ao árbitro de pele e osso, que está obrigado a decidir em frações de segundo e sem repetições. Colocar este árbitro em situações ainda mais embaraçosas foi o que aconteceu no Mundial de Clubes.

As infrações que passaram ao lado do escrutínio do vídeo a que se recorreu no Japão não devem comprometer o avanço para a utilização das tecnologias, mas obviamente impõem um tipo de operacionalização que evite provocar mais erros em vez de os reduzir

Temos campeonato para dar ainda muitas voltas?

Noutros tempos, dir-se-ia que a aproximação do Natal teria sido fatal para o Sporting. No entanto, a diferença de cinco pontos para o líder Benfica não parece ser suficiente para conduzir os observadores a sentenciar a 'condenação' dos leões. Jesus ressuscita até com uma derrota!
Jesus Benfica Mundial de Clubes Japão desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)