Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Assunção Cristas

6 meses a Ouvir Lisboa

Nas conferências começámos por discutir a pobreza, a exclusão social e os sem-abrigo.

Assunção Cristas 13 de Abril de 2017 às 00:30
Em setembro anunciei a minha candidatura à Presidência da CML e há mais de seis meses que tenho andado no terreno a ‘Ouvir Lisboa’. Estive nas 24 freguesias, visitei bairros sociais, mercados e comerciantes, fizemos mais de 108 reuniões ou encontros com instituições da cidade, das associações de moradores às Universidades, de creches e escolas a várias instituições da área social, do desporto ao ambiente e à cultura, da juventude ao comércio, turismo e restauração. E certamente muitas há ainda para fazer!

Em novembro passado iniciámos o ciclo de conferências ‘Ouvir Lisboa’, coordenado pelo Prof. Carmona Rodrigues, mandatário da candidatura, e que reuniu já em 7 sessões muitos oradores independentes, conhecedores das diversas áreas, e permitiu ouvir muitos lisboetas e suas associações. Começámos por discutir a pobreza, a exclusão social e os sem-abrigo, conversámos sobre cultura, habitação, comércio e restauração, Lisboa numa perspetiva feminina, água e ambiente e, já em abril, mobilidade. As próximas sessões serão sobre saúde e segurança e contamos ter encontros a um ritmo quinzenal até ao final de junho.

Já em janeiro enviei a todos os lisboetas uma carta para nos darem nota das suas principais preocupações e sugestões para a cidade. Tem sido um gosto ver as mais de 15 mil respostas que nos têm chegado por carta e e-mail.

É com base em todo este envolvimento que estamos a construir, com trabalho e motivação, o nosso programa para a Lisboa que amamos e que merece mais! 

Quociente familiar: IRS das famílias com filhos
Já sabíamos que a devolução de quase 500 milhões de euros relativos ao IRS de 2015, mas operada em 2016, como é normal, mostrava o efeito do quociente familiar introduzido na reforma de IRS de 2014 e do reforço das deduções dos filhos.

O Governo abandonou – e mal – o quociente familiar, mas manteve e reforçou as deduções dos filhos. Agora é a OCDE que avalia e nos diz, preto no branco, que o desagravamento fiscal no IRS é uma realidade para as famílias com filhos. Corresponde por isso ao objetivo político de ajudar quem tem filhos a cargo e assim também contribuir para inverter a queda da natalidade que tanto penaliza o nosso país.

As políticas amigas das famílias têm de estar coordenadas e ter estabilidade. Esperamos que estes progressos sejam reconhecidos, mantidos e aprofundados. O país precisa e é de enorme justiça para com os agregados familiares que têm filhos a cargo. Da minha parte e da parte do CDS, continuaremos sempre a batalhar por esta causa!

Semana Santa: a Páscoa é o convite
Estamos na semana maior, para os cristãos, a semana mais importante do ano. Por todo o mundo vivemos a paixão e a ressurreição de Cristo, num convite permanente à conversão e à oração.

Entre nós, a Semana Santa e o tríodo pascal enchem-se de tradições populares que nos enriquecem. Para os não crentes, estes dias são também um tempo de paragem e de repouso. Boa Páscoa a todos! 

Novo Banco: Governo falha na banca
Agora falhou no Novo Banco: não vendeu tudo, não recebeu 1 euro, o fundo de resolução (onde se inclui a CGD) é responsável por calotes até 3,8 mil milhões de euros e ainda é preciso que quem emprestou dinheiro ao NB aceite um corte. Se isto é mau, mau é também a dúvida sobre o Montepio.

O CDS já chamou o Ministro para saber se a Santa Casa – que pertence ao Ministério da Solidariedade – vai lá meter o nosso dinheiro. 

Carpintarias de São Lázaro, no Martim Moniz
À terceira foi de vez e finalmente consegui visitar as Carpintarias de São Lázaro, quem sobe do Martim Moniz para o Campo de Santana, e encantar-me com a obra dos artistas cubanos ‘Los Carpinteros’, numa explosão de leveza e de cor, com tanto de transcendente quanto de quotidiano e terreno.

Vale muito a pena, tem entrada gratuita, só é pena o horário limitado: de 4.ª a sábado, das 15h00 às 19h00.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)