O que são as famosas cativações?

Assunção Cristas

O que são as famosas cativações?

O Governo adotou a estratégia errada de satisfazer as esquerdas radicais.
  • 3
  • 13
Por Assunção Cristas|27.10.16
  • partilhe
  • 13
  • 3
O Governo das esquerdas, à falta de crescimento económico e de receita, usa e abusa das cativações. E o seu resultado é a enorme degradação dos serviços públicos.

Quando vemos as escolas a encerrar porque não há vigilantes, houve cativação; quando vemos cirurgias adiadas, houve cativação; quando a polícia não consegue abastecer os carros, houve cativação; quando as empresas de transportes, do Metro à Carris, não têm carruagens e autocarros em número e condições adequadas, houve cativação; quando se param os estágios do IEFP, houve cativação; quando o investimento público cai 11%, houve cativação; quando os projetos de investimento, agrícolas ou outros, não são aprovados, houve cativação.

O que são então as famosas cativações? Um instrumento dos ministros das Finanças para controlar a despesa pública. Congelam uma parte da despesa que pode ser descongelada ou, ao invés, agravada.

Se, por exemplo, se esperavam 100 de receita e só entraram 80, então o congelamento da despesa transforma-se em corte. Esta ferramenta tem um grande problema: é cega à qualidade da despesa, porque não verifica previamente se esta é ou não imprescindível. A "descativação" é uma batalha que pode durar meses e não ter sucesso. Esta é hoje a nossa realidade: serviços públicos degradados.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)