Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Assunção Cristas

Ouvir Portugal

Convido todos os portugueses a escreverem-nos com a sua opinião.

Assunção Cristas 23 de Novembro de 2017 às 00:30
Esta terça-feira, no Porto, na Fundação de Serralves, arrancou o ciclo de conferências "Ouvir Portugal", inspirado no grande sucesso que foi o "Ouvir Lisboa" - que de resto vai manter-se. A nossa primeira sessão juntou 11 pessoas, das mais diversas áreas, todas independentes, da academia à saúde, da música à moda, do território às empresas.

Mais do que pré-definirmos a programação do ciclo, entendemos que fazia sentido perguntar a pessoas fora da política partidária que temas escolheriam para abordar ao longo das sessões seguintes. O resultado foi extraordinariamente enriquecedor: falou-se dos problemas de abandono do território, falou-se de cultura, falou-se da urgência de uma estratégia de descentralização que ultrapasse os cálculos políticos do imediato e da necessidade de reorganizar o estado de forma a torná-lo mais ágil e mais capaz de responder às grandes questões do futuro: demografia, alterações climáticas, soberania e segurança.

Em paralelo, "Ouvir Portugal" conta também com a participação de todos os portugueses que convido a deixarem a sua opinião no nosso site ou a escreverem-nos para ouvirportugal@cds.pt. Ao longo de todo este ano, estaremos no terreno a Ouvir Portugal. A conversar com as pessoas e a entregar pessoalmente o convite para participarem.

No final, teremos certamente ideias renovadas que se juntarão ao trabalho desenvolvido ao mesmo tempo pelo nosso gabinete de estudos. Estaremos então preparados para apresentar aos portugueses um grande programa eleitoral, que sirva o futuro do país, um programa construído com todos!

Água no concelho de Lisboa: não basta falar!
Na preparação do programa eleitoral da "Nossa Lisboa" identificámos como prioritário o tema da água dentro das questões da sustentabilidade. Fizemos muito trabalho de casa, inclusivamente uma sessão do ciclo "Ouvir Lisboa" dedicado a água e ambiente. Estamos em condições não só de afirmar que a CML vem atrasada nesta agenda e é um péssimo exemplo no uso da água, mas sobretudo de apresentar a nossa visão.

Vamos trabalhar para que Lisboa seja uma "cidade esponja" que retém água em vez de a despejar no rio, que armazena água nos suportes mais diversos - dos próprios edifícios ao espaço público, uma cidade eficiente no uso da água, que dá um exemplo de sustentabilidade - por exemplo, escolhe plantas adaptadas a um clima seco e quente e que prescindam de rega, utiliza águas pluviais para a rega e lavagem das ruas, fomenta a poupança de água nos munícipes com a criação de um programa de incentivos para investimentos particulares para promover a poupança de água.

Teófilo Cunha
Todos conhecemos as casas típicas da Madeira, mas talvez não saibamos que se situam no concelho de Santana, na zona norte da ilha, concelho governado pelo CDS que reforçou nas últimas autárquicas. Está de parabéns Teófilo Cunha, Presidente da Câmara de Santana e farmacêutico de profissão, que foi eleito esta semana, por unanimidade, Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira.

Cristãos perseguidos no mundo
Os dados do relatório relativos a 2015-17 são arrepiantes: nunca em algum momento da história os cristãos foram tão perseguidos, torturados, mortos por causa da sua fé quanto hoje, constituindo o grupo mais perseguido no mundo. Que se passe no início do século XXI e em geografias tão diversas é desconcertante. É preciso trabalhar muito para que o direito fundamental à liberdade religiosa seja uma realidade efetiva.

Pedro Lamy
Está de parabéns o desporto motorizado nacional, com os títulos recentemente alcançados. Nos automóveis, Pedro Lamy sagrou-se campeão mundial de resistência, na categoria LM GTE AM, ao vencer as 6 Horas do Bahrain. Nas motos, o jovem Miguel Oliveira voltou a subir ao mais alto lugar do pódio, vencendo o GP Comunidade Valenciana do Mundial de Moto2, afirmando-se como uma estrela em ascensão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)