O Vaticano já revelou os presentes que o Papa traz consigo durante a sua peregrinação a Fátima. Francisco entrega ao Presidente da República um painel de mosaicos dedicado ao Centenário das Aparições. Na Capela Militar da Base Aérea de Monte Real, onde aterra hoje pelas 16h20, será deixada uma imagem de São Francisco, feita em mármore.
Chegado à Capelinha das Aparições, Francisco oferece ao Santuário a terceira Rosa de Ouro. Esta é uma distinção que os Papas atribuem a instituições religiosas, cidades ou a personalidades, reconhecendo os serviços prestados à Igreja ou à sociedade. O Santuário passa a ter 3 Rosas de Ouro: a primeira foi concedida pelo Papa Paulo VI em 1964 e a segunda atribuída pelo Papa Bento XVI em 2010.
À Casa de Nossa Senhora do Carmo oferece uma representação da Última Ceia, em madrepérola, e ao Bispo de Leiria-Fátima entrega um cálice para celebrar a missa e uma casula (paramento). Mas Francisco traz mais na sua bagagem, além de presentes. Traz pedidos de oração e a vontade de se encontrar com a Mãe.
Com a canonização dos Pastorinhos e a presença de Francisco, há uma dupla confirmação de que a mensagem de Fátima é atual.