Nas mais recentes palavras em português, o Papa Francisco reforçou a mensagem de que se desloca ao Santuário como peregrino de esperança e de paz. "Peço a todos que me acompanhem, como peregrinos da esperança e da paz: as vossas mãos em prece continuem a sustentar as minhas.
Oxalá a maior e a melhor das Mães vele por cada um de vós, ao longo de todos os vossos dias até à eternidade!", referiu na catequese de ontem, em que ficou subjacente que o Papa conta connosco e precisa de nós. "Preciso de vos ter comigo; preciso da vossa união (física ou espiritual, importante é que seja do coração) para o meu ramo de flores, a minha «rosa de ouro»", disse mais tarde em vídeo, expressando a ligação forte entre Fátima e o Papa que existiu desde sempre.
Mais à frente, o Papa Francisco incentivou a que rezemos com ele: "Agradeço-vos as orações e sacrifícios que diariamente ofereceis por mim e de que muito preciso, pois sou um pecador entre pecadores, «um homem de lábios impuros, que habita no meio de um povo de lábios impuros». A oração ilumina os meus olhos para saber olhar os outros como Deus os vê, para amar os outros como Ele os ama".