Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Boss AC

Livro de elogios

É bom ver as nossas qualidades enaltecidas.

Boss AC 23 de Agosto de 2015 às 00:30

Esta semana acendeu-se uma luz de aviso no carro e tive de o levar à oficina. Quando lá cheguei os senhores da recepção disseram-me que fechavam em 20 minutos e que tinha de fazer uma marcação para voltar no dia seguinte. Expliquei-lhes que tinha compromissos e que necessitava urgentemente do carro. Perguntei se não podiam pelo menos ver se era algo grave que me impedisse de o usar. Acederam e levaram o carro. Poucos minutos depois estava feito. Tratava-se apenas de uma pequena falha que foi prontamente resolvida. Com boa vontade, tudo se resolve. Foram muito prestáveis e simpáticos.

Agradeci o gesto e fiz-me à estrada. Pelo caminho pensei: será que há um livro de elogios como há um livro de reclamações? É que somos sempre tão rápidos a reclamar e raramente nos lembramos de elogiar quando somos bem servidos. Diz-se que um cliente satisfeito diz a uma pessoa, o cliente insatisfeito diz a cem (atenção que 80% das estatísticas são inventadas na hora).


Quando, por exemplo, vou a um restaurante e sou bem servido, a comida até me sabe melhor. Ou quando vou às Finanças e sou bem tratado, as multas até me sabem melhor. Bem, neste caso talvez não se aplique. É preciso cuidado com as generalizações, mas acho que podemos concordar com o seguinte: o português gosta de reclamar. Se tem ou não razão, isso já é outra conversa.


Se a DECO fosse um partido político, com tanta gente a reclamar neste país, ganharia todas as eleições. Com certeza há muitas coisas que precisam de mudar para melhor, mas também há muita coisa que é preciso enaltecer. Acontece que é mais fácil ver defeitos do que virtudes.

As críticas são úteis quando são fundamentadas e construtivas. Como um amigo meu a quem mostrei uma das minhas crónicas e perguntei "O que achaste?" e me respondeu: "Gosto muito das tuas músicas".

É bom ver as nossas qualidades enaltecidas. É animador. O elogio tem esse efeito. Convém é que seja sincero. Há uns anos, numa Queima das Fitas em que ia actuar, o concerto foi apresentado da seguinte forma: "Agora, convosco, Boss AC!!! Não é bem a minha onda, mas sei que vocês gostam". Obrigado pela sinceridade. Pensando bem, ele não é bem a minha onda também. Seja no comércio, nas repartições públicas, nos bancos, onde for, tenho um apelo a fazer-vos: elogiem as pessoas quando elas o merecerem. Às vezes uma palavra de apreço pode fazer toda a diferença. Aproveito para te dizer que de todas as pessoas que já leram as coisas que escrevo, posso sem sombra de dúvidas afirmar que tu és uma delas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)