Bruno Batista
Comentador da CMTV e adepto do BenficaPor que deve Vieira voltar ao Benfica?
24 de julho de 2025 às 20:57Dou a resposta logo na primeira frase: porque faz falta um adulto na sala.
Esta semana assistimos a mais um triste episódio deste verão quente. Não, o Benfica não perdeu nenhum jogo — mas os danos institucionais foram profundos. João Noronha Lopes criticou o projeto Benfica District, apresentado pela direção. E fá-lo, na minha opinião, por cálculo eleitoral. Se não for isso, então continua preso ao passado, como em 2001, quando foi contra a construção do novo Estádio da Luz.
A sua estratégia é divisionista. Em vez de apresentar ideias, critica tudo. Do outro lado, Rui Costa responde com uma política sectária, usando os meios do clube em benefício da sua candidatura. Perde o Benfica. Perde a elevação do debate. Perde o respeito institucional.
Sim, o Benfica District é uma promessa eleitoral — legítima. Mas se assim é, deveria ter sido apresentada pela candidatura de Rui Costa, e não com os recursos do clube, pagos por todos os sócios. Ainda assim, reconheço méritos: pessoalmente, cobriria o estádio e pouco mais. Mas é um projeto que merece discussão. Porque é do Benfica — não de uma candidatura.
O que não merece discussão é o comunicado oficial da direção em resposta a Noronha Lopes. Feito com os meios do clube, por trabalhadores do clube, ao serviço da campanha. Isso é inaceitável. Os profissionais do Benfica não podem ser arrastados para o combate eleitoral. É um princípio básico de neutralidade.
Como sócio, manifestarei o meu desagrado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, em quem confio para garantir a isenção que se exige.
O Benfica não pode continuar dividido entre moralistas e herdeiros do poder. Precisa de alguém que una. Alguém que conheça o clube, que não se esconda nos momentos difíceis, que tenha obra feita e coragem para voltar a liderar.
Luís Filipe Vieira cometeu erros. Mas teve visão. Construiu o estádio, o Seixal, modernizou o clube e colocou-o entre os grandes da Europa. Hoje, quando o presente se esgota em críticas vazias e respostas institucionais impróprias, o passado recente parece mais adulto do que nunca.
O Benfica precisa de união, não de trincheiras. Precisa de um líder. Precisa de Vieira. O Benfica precisa de Voltar a Ganhar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt