Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Carlos Anjos

Parabéns

A marca PJ garante confiança e credibilidade.

Carlos Anjos 23 de Outubro de 2015 às 00:30
Assinalou-se no passado dia 20 o 70º aniversário da PJ. Foi através da publicação do Decreto-lei nº 35.042, datado de 20 de outubro de 1945, que foi criada a PJ, em substituição da então Polícia de Investigação Criminal.

Do ponto de vista orgânico, foi colocada na dependência do Ministério da Justiça, tendo como missão a investigação, a prevenção e a repressão criminal. Foi definida como a entidade a quem competia efetuar a investigação dos crimes mais graves, descobrir os seus autores, procedendo ainda à instrução preparatória dos processos e organização da prevenção da criminalidade. Setenta anos depois, com as necessárias adaptações sociais e criminológicas, a PJ aí está, a demonstrar que os princípios que orientaram a sua criação continuam cada vez mais válidos. O grande mérito da instituição assenta no facto de a PJ ser muito mais do que a soma das suas individualidades.

É a PJ que credibiliza todos quantos ali trabalharam e trabalham e não o contrário. A marca PJ garante confiança e credibilidade, e isso nunca se pode perder. É por isso que, 70 anos depois, os portugueses continuam a confiar na PJ.
Polícia Judiciária Polícia de Investigação Criminal Ministério da Justiça
Ver comentários