Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Carlos Garcia

Os crimes sexuais

PJ precisa clamorosamente de ser reforçada nesta área.

Carlos Garcia 6 de Dezembro de 2015 às 00:30
A mudança de mentalidade, a mediatização de alguns processos e mudanças legislativas positivas levaram nos últimos anos a um aumento exponencial dos inquéritos entrados na PJ, de crimes sexuais de pedofilia, violação e abuso sexual de menores. Estes crimes causam tanta repulsa social que os condenados e suspeitos vivem "rotulados" em permanente insegurança até ao fim das suas vidas.

Aumentaram também as falsas denúncias contra inocentes para obtenção de vantagens em litígios, mormente familiares. É uma área que exige dos investigadores os habituais atributos de rigor, disponibilidade e sacrifício, mas também sensibilidade humana especial que nem todos possuem e mais formação específica.

A PJ carece clamorosamente, nesta área, de muitos mais investigadores. É urgente que as secções que investigam estes crimes sejam reforçadas para a PJ continuar a dar a resposta célere que a opinião pública lhe exige. Receio que no contexto atual isso signifique "tapar" de um lado, "destapar" do outro, porque a "manta é curta".  
Carlos Garcia opinião
Ver comentários