Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

César Nogueira

A quem serve a IGAI

A IGAI tem sido usada para punir profissionais, injustamente.

César Nogueira 9 de Maio de 2015 às 00:30

AIGAI tornou públicos alguns números que registam queixas contra agentes da autoridade, na sua maioria ofensas à integridade física, sendo que, 324 das queixas reportam-se à GNR. Irei abster-me de opinar sobre a legitimidade das queixas em causa, pois trata-se de um direito que assiste a qualquer cidadão e isto apesar de ter conhecimento de muitos casos de cidadãos que são detidos e que, em jeito de represália, acabam por apresentar queixa contra o autor da detenção.

Provoca-me alguma perplexidade que, tendo a IGAI competências tão abrangentes, nunca aja ou venha a público com questões relacionadas com os direitos dos agentes da autoridade, também eles cidadãos.

Quando há locais de serviço sem o mínimo de condições, quer para o cidadão, quer para os profissionais e que colocam mesmo a sua saúde em risco, é extraordinário que se desconheça qualquer tomada de posição pública a este respeito. Ao inverso, a IGAI tem sido usada para punir profissionais, injustamente, por participarem em ações de protesto legais e democráticas. Pergunto-me – a quem serve esta estrutura?

questões sociais crime lei e justiça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)