Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

César Nogueira

Verdades incómodas

Sempre que sucede algo grave surge “inocentemente” uma nova polémica.

César Nogueira 15 de Julho de 2017 às 00:30
Os acontecimentos da esquadra de Alfragide, a verificar-se a sua veracidade, são graves e devem ser tratados com rigor. Mas há que aplicar esse mesmo rigor ao tratamento das notícias, cujo empolamento encapota algumas realidades incómodas.

Promovem-se as condenações em praça pública sobre questões como o racismo, a xenofobia e a violência nas Forças de Segurança e os tribunais não são imunes a isto.

Sendo este o caso ou não, a verdade é que a realidade criminal em bairros sensíveis é complexa e não são raras as vezes em que há acusações injustas de violência, apenas e só na tentativa do criminoso escapar impune.

Este mediatismo condenatório pode potenciar também a hesitação em agir com receio de punições, mesmo que a situação o justifique.

A obrigação de usar a força com adequação e proporcionalidade não se pode confundir com a inoperância das polícias, só porque poderão estar em causa temas polémicos.

O crime não tem raça ou credo e merece o mesmo tratamento. Uma coisa é certa, sempre que sucede algo grave no país surge "inocentemente" uma nova polémica envolvendo as forças de segurança, para assumir o protagonismo das notícias e toldar as memórias.
César Nogueira opinião
Ver comentários