Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5

D. Américo Aguiar

De Roma a Coimbra…

Que Nossa Senhora da Visitação proteja o nosso Papa Francisco.

D. Américo Aguiar 31 de Março de 2023 às 00:30
Escrevo estas linhas a partir de Roma, na manhã em que esperava ser recebido pelo Papa Francisco para mais um encontro, uma conversa fraterna, amiga e que sinto como se fosse entre pai e filho. Rezo para que melhore depressa e regresse a casa. A certeza de que milhões de crentes e não crentes desejam o mesmo dá-nos a esperança de que assim aconteça.

A mesma esperança que vi e ouvi em todas as conversas que tive com o Papa Francisco desde que iniciámos esta aventura de preparar a próxima Jornada Mundial da Juventude e que vai acontecer já no próximo mês de agosto. O nosso Papa tem esta capacidade de nos colocar o coração e a cabeça no lugar certo: a Jornada é dele, sim, como todos dizemos, mas na verdade é de Jesus. É Ele que guia, que cuida, que nos leva pela mão nestes últimos meses tão desafiantes, tão duros em tantos dias, mas igualmente inesperados na capacidade de nos surpreender com as ajudas de última hora, a resiliência de tantos, as soluções inesperadas que certamente nos esperam.

É esta Fé e Esperança que nos sustêm. A mesma Fé e Esperança que tenho encontrado na nossa Peregrinação dos Símbolos que percorre o País Real, de diocese em diocese, de cidade em cidade, passando por vilas e aldeias, num percurso de festa e de alegria, que nunca deixam de me emocionar. Aveiro prepara a despedida dos Símbolos. Chegaram de comboio vindos de Braga, andaram de moliceiro, foram à casa de Santa Joana princesa, nossa patrona, subiram ao Farol da Barra e agora rumam à cidade universitária… Coimbra já se prepara para receber os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A imagem da nossa Rainha Santa sairá à rua, num sinal de verdadeiro acolhimento e um extenso programa de atividades promete a continuação desta Peregrinação única e inesquecível. Bem sei que me tenho repetido ao falar desta extraordinária aventura, mas a verdade é que nunca imaginei que fosse possível acontecerem tantas e tão belas iniciativas, à volta de uma cruz de madeira e de um pequeno quadro de Maria. Quase sem publicidade nem repercussão mediática. Tudo o que tem acontecido é a prova real de um Amor maior, vivido no coração de todos os que saem do conforto das suas casas, dos sofás onde se sentam, porque os Símbolos vão chegar e queremos que tudo corra o melhor que formos capazes. Que Nossa Senhora da Visitação proteja o nosso Papa Francisco.
Ver comentários
C-Studio