Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
9
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Mariana Gaio Alves

Investigar

Reconhecer o trabalho de docência dos investigadores.

Mariana Gaio Alves 30 de Maio de 2021 às 00:30
Construir, aplicar e transferir conhecimento científico é uma missão distintiva e fundamental das universidades e politécnicos. Nestas escolas, a interligação entre docência e investigação caracteriza os processos de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Investigar é uma das funções dos professores de Ensino Superior, mas existem também investigadores, contratados com a função principal de produzir Ciência, que ensinam em cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e doutoramento. Interagir com professores e investigadores é uma mais valia que enriquece a formação académica dos estudantes e contribui para a qualidade da mesma. Isto porque se torna possível o contacto com experiências plurais e aproximações diversas ao conhecimento. As boas práticas consistem em reconhecer o trabalho de docência que os investigadores desenvolvem, o que inclui remunerar o mesmo. Valorizar o trabalho docente na avaliação de desempenho dos professores, a par das atividades de investigação e produção científicas, é uma outra boa prática.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
educação universidades ciência e tecnologia
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes