Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Diamantino Pereira

Pobre Justiça!

Algumas das novas leis até pareciam ter destinatários.

Diamantino Pereira 18 de Julho de 2015 às 00:30
Nesta legislatura, a Justiça foi maltratada. Legislação abundante, com alterações constantes, mas o resultado final foi bem pior do que no início: ‘muita parra e pouca uva’. Os atrasos continuam, agravados com a instalação da confusão.

Houve um pouco de tudo, alterações pontuais para casos concretos e caprichos ministeriais. Desde a possibilidade dos julgamentos sumários para todos os tipos de crimes, à limitação das testemunhas ou ter-se passado a desconhecer o estado de um procedimento especial de despejo.

Algumas das novas leis até pareciam ter destinatários em concreto! Surgiram os códigos tidos por ‘novos’: o processo civil e o procedimento administrativo. Isto além da condenada a prazo da ‘reforma judiciária’, com a qual soube passar a perna à errática liderança de juízes e procuradores. Com as legislativas à porta, já programam sobre a urgência de ‘um choque de gestão no sistema judicial’ e ‘promoção do descongestionamento dos tribunais’. Será que as cabecinhas vão continuar o pesadelo, pensando em criar serviços extratribunais? Venha daí mais trapalhada tipo lista pedófila!
Justiça código processo civil reforma judiciária juízes procuradores tribunais eleições legislativas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)