Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Edgardo Pacheco

O Governo parece estar com os copos

O Governo é, em matéria de política fiscal, um cata-vento que roda a uma velocidade estupenda.

Edgardo Pacheco 14 de Outubro de 2016 às 00:30
Esta crónica que hoje chega aos leitores foi para a gráfica no início da semana, pelo que corre risco sério de estar desatualizada, visto que o Governo é, em matéria de política fiscal, um cata-vento que roda a uma velocidade estupenda. Pelo facto, as nossas desculpas.

Já se viu que, em Portugal, a única forma de resolver a crise é carregar nos impostos, assim como já se viu que, neste campo, entre a esquerda e a direita, só com uma lupa grossa se detetam as diferenças, mas, em matéria de clareza estratégica, este Governo abusa no ziguezague. Eu imagino que a coisa seja assim. O ministro das Finanças reúne-se com o primeiro-ministro e propõe-lhe um conjunto de soluções. Este avalia, chama um assessor qualquer, pede-lhe que ligue a um dos seus no PS ou a uma das moças do BE para passar a ideia à comunicação social. E pronto. O primeiro ministro espera pelas reações e, consoante a intensidade das mesmas e do estado de humor do PR, logo confirma a coisa numa inauguração qualquer ou – como costume – nega e chuta para canto. Nesse caso, pedirá ao Centeno outra ideia qualquer. É mais ou menos o que se passa com a possibilidade do aumento da carga fiscal no vinho. Nem é tanto o valor do imposto em si (nem se sabe bem qual), é o que está por detrás da ideia.

António Costa fez da redução do IVA da restauração um cavalo de batalha. Cumpriu. Mas como precisa de receita, ataca no vinho, no sal e no açúcar (nem sei como não se lembrou da matéria gorda no queijo). O IVA na restauração destruía a economia e a procura interna, mas a retirada de uns previsíveis 100 milhões de euros por ano à viticultura – a pequenos, médios ou grandes produtores – não. Brilhante. Em matéria de política fiscal, o Governo parece estar com os copos.
Governo Portugal PS BE Centeno António Costa economia negócios e finanças política economia (geral)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)